Translate

terça-feira, 30 de junho de 2009

INSTRUMENTOS DE CORDAS

Certamente a maior dificuldade presente na fase de pesquisa e construção dos instrumentos percebeu-se quando nos envolvemos na criação dos instrumentos de cordas, onde problemas como tensão, afinação e ressonância surgiram diante de nós. Após muitas tentativas e adaptações surgiram os primeiros resultados.


LILA




Descrição: A Lila é um instrumento de cordas feito predominantemente de madeira, possuindo quatro cordas com afinação idêntica ao instrumento cavaquinho e possui uma tessitura de 28 notas (4 oitavas).


Material utilizado:
- Pedaços de compensado;
- Sobras de caibros e vigas de construção;
- Sobras de arame;
- Retalhos de lata de alumínio;
- Linha de pesca;
- Pregos;
- Cola.


Ferramentas utilizadas:
- Serrote;
- Serra de arco;
- Furadeira;
- Alicate;
- Lixa;
- Martelo.


UÁ-UÁ





Descrição: O Uá-Uá é um instrumento com uma corda que, ao ser percutida, envia vibrações à lata de alumínio na qual serve como caixa de ressonância. Apesar de aparentar uma limitação sonora por possuir apenas uma corda, o Uá-Uá possui uma gama de possibilidades sonoras e timbrísticas. O modo utilizado para percurtir a corda, manualmente ou com objetos diferentes como vidro, madeira, metal, bambu, etc, gera novas possibilidades. Também há a questão da utilização de uma das mãos abafando e liberando a saída do som na boca da lata também gerando novas possibilidades sonoras e timbrísticas.

Material utilizado:
- Pedaços de compensado;
- Sobras de madeira;
- Sobra de arame;
- Lata de alumínio;
- Pregos;
- Cola.

Ferramentas utilizadas:
- Serrote;
- Serra de arco;
- Lixa;
- Martelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário