Translate

quarta-feira, 29 de abril de 2009

E OS EXPERIMENTOS SONOROS CONTINUAM

Dando continuidade ao processo de experimentação sonora e construção dos instrumentos musicais. Segue um vídeo mostrando os instrumentos até agora produzidos nessa fase do projeto.





Nas proximas postagens dispobilizaremos os videos de cada um destes instrumentos separadamente com sua descrição, modo de execução e principalmente sua sonoridade.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

EXPERIMENTOS SONOROS

Durante a semana passada (especificamente entre 30/03/09 a 03/04/09) os membros do projeto pertencentes a área de música iniciaram o processo de experimentação quanto a fabricação de instrumentos musicais através do uso de material reciclável bem como a exploração sonora em relação a estes.

O primeiro passo foi a efetuação de pesquisa em livros, publicações, sites, entre outras fontes disponíveis acerca da questão da fabricação de instrumentos musicais alternativos. Partindo deste ponto o grupo pôde estipular as possibilidades através de quesitos como a viabilidade de material e qualidade sonora desejada e assim planejar o início das experimentações.
O passo seguinte foi a coleta dos materiais recicláveis, nos quais foram encaminhadas a sala 613 do curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Londrina. Local este que foi disponibilizado para o processo de construção e experimentação.
Devido a uma predominância de madeira presente nos materiais recolhidos neste primeiro momento o grupo optou por iniciar o trabalho de construção e exploração focando carateristicas percussivas (instrumentos de percussão).

O processo de construção se resumiu a:
  • Seleção de material (respeitando características como timbre, ressonância, densidade, etc);
  • Projeto (desenho e medidas);
  • Demarcação de medidas no próprio material;
  • Seleção de ferramentas e equipamentos a serem utilizados;
  • Efetuação de corte do material;
  • Junção das peças;
  • Acabamento.


Foto tirada durante o processo de construção.


Primeiros instrumentos construídos. Respectivamente Bloco e Caixeta.

Material utilizado: 
- Retalhos de compensado;
- Restos de porta;
- Pregos;
- Cola.

Ferramentas: 
- Esquadro;
- Serra tico-tico;
- Serrote;
- Lixa.